amostra de trabalho
São Miguel do Oeste – Santa Catarina
2012
ÉRIC NOVELLO
MANOEL RICARDO DUTRA
JACSON TIAGO DE LUCA
PALOMA MEZZOMO
DESENVOLVIMENTO MOTOR ESCOLAR
Relatório de pesquisa apresentado ao componente curricular de Fisiologia Geral do Curso de Educação Física da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste, Área de Ciências Biológicas e da Saúde, como requisito parcial à obtenção de nota.
Professora: Sandra Fachineto
São Miguel do Oeste – Santa Catarina
2012
2 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS.
2.1 PRESSÃO ARTERIAL E FREQUENCIA CARDIACA DE REPOUSO.
O objetivo deste estudo foi aprender os protocolos de medida da FC de repouso e PA de repouso,durante a aula pratica da disciplina de fisiologia geral, para isto foram coletados os dados em 4 acadêmicos, sendo 3 sujeitos do sexo masculino e 1 sujeito do sexo feminino da 3ª fase do curso de licenciatura em Educação Física da UNOESC, campus de São Miguel do Oeste. A partir disso, pode-se observar na tabela 01, os resultados referentes a PA da amostra da pesquisa.
Tabela 01: valores da PA em repouso dos integrantes do grupo.
Preção Arterial (PA)
Individuo A
111~55
Individuo B
125~53
Individuo C
128~60
Individuo D
124~58
Fonte: os autores
Diante disto, e de conhecimento que a PA considerada ótima em repouso para a faixa etária dos acadêmicos participantes da pesquisa é 120 – 80, ou seja, PA Sistólica de 120 mm Hg e PA Diastólica 80 mm Hg. Constatamos que há uma grande variação de números entre os pesquisados. Porém McArrdle; Katch; Katch (2008, p.320) afirmam que: “A pressão sistólica em um adulto varia entre 110 e 140 mm Hg; a pressão diastólica varia entre 60 e 90 mm Hg”.
Diante desta afirmação contatamos que a PA sistólica é considerada ótima para todos os integrantes da amostra, já a PA diastólica encontra-se inferior ao considerado