AMOSTRAS DE TRABALHO
Polo Pelotas- Centro de educação a distancia
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Química, Estatística e Cálculo I
Desafio Profissional
Alunos:
Nathalia de Leon Viana RA: 9135271190
Jean Figueiredo Teixeira RA: 8528929198
Regis Sena da Silva RA: 9133252175
15 de Setembro de 2014
Pelotas, RS
COMPOSIÇÃO DA GASOLINA BÁSICA
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 4 a 12 átomos de carbono).
Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém compostos de enxofre, compostos de nitrogênio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 215ºC.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta leve (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas), nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), dentre outros.
Principais constituintes, propriedades e processo de obtenção da gasolina:
A utilização de combustíveis adulterados proporciona diversas conseqüências, sendo que a primeira a ser notada, principalmente pelos consumidores, são os danos funcionais provocados no veiculo. A utilização pelos consumidores, são os danos funcionais provocados no veiculo. A utilização de solventes acarreta danos a todo o sistema de alimentação automotivo e causando, também, danos irreparáveis ao motor da bomba