Trabalho De Ambiental
I-A importância Histórica dos Parques Municipais
I.2-Os parques do século XX aos dias de Hoje
II-Os parques no Brasil
III-Conclusão
I-A importância Histórica dos Parques Municipais
I.1Seu inicio
Ao se tentar traçar um perfil evolutivo da história dos parques urbanos mundiais, percebe-se um cruzamento conceitual ao longo do tempo por meio das funções e dos propósitos desses espaços. Sua evolução pode ser determinada por períodos caracterizados pelo desenvolvimento da sociedade com suas necessidades, valores, crenças e técnicas, bem como suas transformações e renovações que se repercutem em uma época e contexto diferenciados, atestando que da construção pioneira a mais moderna surgem seus reflexos na estrutura urbana.
Os primeiros parques da Historia, tinham como função não a recreação, mas a ‘Higienação’ da população, de uma sociedade que estava em plena transformação da Revolução Industrial.
Já no fim do século 18 e principio do 19, os parques passam a ter a função de ‘pulmão verde’ da cidade saneadoras, representando oásis de ar puro, de contemplação, estimulando a imaginação.
Desde então, os parques tomam o caracter de local de divertimento do publico, mas sempre mantendo uma tênue linha entre ricos e pobres, apesar de freqüentarem o mesmo espaço,no fundo não era o mesmo, o parque pasta a ser sinônimo de ostentação para a Burguesia.
A pesquisa sobre o desenvolvimento dos parques urbanos europeus e americanos esclarece como as várias concepções de parque foram se modificando de acordo com a época, influenciados tanto por características sócio- econômicas quanto culturais das populações e em parte pela localização nos vários territórios, influenciando até a forma paisagista da arquitetura do parque.
I.2-Os parques do século XX aos dias de Hoje
Superado o modelo de parque do século XIX, idealizado em bairros burgueses e para exibição social, o parque do século XX busca novos espaços verdes, expressando