TEXTO 01 Prof
CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Disciplina: Responsabilidade Social
Prof. João Jose Anselmo dos Santos
TEXTO
(RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA)
Marcos Moreira
,
ICÓ - CE
2015
1 –INTRODUÇÃO
Por mais que o ser humano seja altamente individualista, ou seja, se preocupe precipuamente com o seu bem estar, com a satisfação de suas necessidades pessoais, com seus interesses individuais, quando se pensa nas relações sociais se faz necessário um esforço contínuo para adequar suas vontades e necessidades às das pessoas com as quais precisa se relaciona.
As empresas, como sistema aberto, precisam estar atentas à todos os fatores externos que alteram sua atuação no mercado, bem como, ser capaz de interpretar essas particularidade do ser humano e tomar atitudes que as transforme em benefícios coletivos.
2 – DESENVOLVIMENTO
A responsabilidade social é uma atitude voluntária que as empresas tomam quando se preocupam com as relações entre seus públicos internos e externos. Incluem-se nesses públicos funcionários, parceiros, clientes, meio ambiente, etc. É um conceito que envolve ações empresariais voltadas para a coletividade e que não sejam fruto de uma obrigatoriedade ou incentivos dados pelo governo.
A Teoria da responsabilidade social tem início na década de 1950, tendo Bowen como um de seus precursores. Ele baseou-se na ideia de que os negócios são centros fundamentais de poder de decisão e que a vida dos cidadãos são atingidas em diversos pontos, pela ações das empresas. Bowen questionou, ainda, quais as responsabilidade que os “homens de negócio” teriam com a sociedade.
Na década seguinte, 1960, são publicados trabalhos de autores como Keith Davis e J. McGuire que levaram à discussões sobre os conceitos de Responsabilidade Social. Nessa época predominava a visão de que as empresas tinham responsabilidades que iam além da busca pela maximização dos lucros.
Na década de 1970, a