Trabalho de administração como montar uma empresa
-Tempo médio para ter a legalização da empresa: 30 dias.
- Custos: entre R$ 400,00 e R$ 500,00 de taxas + honorários de um profissional (no caso de você optar por contratar um contador).
Primeira parte: idealizando o negócio
A primeira coisa que você precisa fazer é PENSAR, PENSAR e PENSAR muito bem no que você quer empreender. Não adianta nada você abrir uma firma de informática se é professora de educação física e seu forte é saúde. "A primeira coisa que eu converso com as pessoas que me procuram é sobre a viabilidade econômica do negócio e oriento para que elas façam um plano para a empresa", diz o contador carioca, David Maciel. Só assim você terá bem claro o que pretende e saberá quanto e em que vai gastar. Outra dica é procurar o Balcão do Sebrae. Lá eles tirarão todas as suas dúvidas e darão a orientação que você precisa no início.
Bem, mas voltemos ao nosso Plano de Negócios. Imaginemos um exemplo: digamos que você seja nutricionista e doida por produtos naturais. Então, resolveu montar, junto com uma amiga, uma lanchonete que também vendesse produtos orgânicos e coisinhas afins. Vejamos o que você deveria fazer para ter seu restaurante.
Plano de Negócios
- o primeiro passo é escrever contendo os seguintes itens:
- Conceito do negócio: descrição do que consiste sua atividade. No caso da lanchonete você poderia descrevê-la como uma microempresa (SIMPLES) de serviço e comércio, destinada ao público do bairro Leblon (no Rio de Janeiro), com atendimento no próprio estabelecimento etc.
- Forma jurídica: descrição de qual o tipo de empresa constituída e de seus atributos legais. Você e sua amiga poderiam optar por uma Sociedade Comercial por quotas de responsabilidade. Este é o tipo mais comum de sociedade em que ambas assumem a gerência da empresa e dividem lucros e prejuízos.
- Visão do mercado e concorrência: há mercado