Configuração dhcp
CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS – PICOS – PI
CURSO: BACHARELADO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DISCIPLINA: GERENCIA DE REDES
PROFESSOR: IVENILTON ALEXANDRE
BLOCO: VI
Configuração de servidor dhcp usando Linux
ALUNO: ITAMAR EGÍDIO DE MOURA FÉ
PICOS – MAIO DE 2012
CONFIGURANDO UM SERVIDOR DHCP NO LINUX
Para configurar um servidor DHCP é necessário seguir alguns passos. Abaixo são mostrados uma sequência de ações que são necessários para se configurar um servidor DHCP.
Primeiramente temos que configurar as placas de rede do servidor para trabalhar com duas placas de rede.
A placa de 1 será a eth0 (placa externa fazendo Nat com o computador real)
A placa 2 será eth1 (placa de rede interna fazendo conexão com a rede local virtual)
Após configurar as placas de rede do servidor iremos configurar as placas de rede no caminho de arquivo de configuração #cd /etc/network/, e depois no #pico interfaces.
Onde eth0 será a interface de rede primaria e a eth1 será a interface de rede secundaria com o endereço que identifica o servidor, a definição da mascara de rede e o endereço de broadcast. Após isso deve-se salvar o comandos e startar o servidor ou como eu fiz reinicialize o servidor com o comando #reboot.
Depois dessa configurações deve-se agora instalar o servidor DHCP com o comando #apt-get install dhcp-server. O servidor DHCP será o responsável por atribuir endereços IP para os clientes da rede. Para que isso aconteça temos que indidicar no arquivo do dhcp-server, que é
o arquivo isc-dhcp-server, qual placa de rede que será utilizada pelo servidor dhcp para atribuir os endereços para os clientes da rede.
A interface de rede eth1 é a interface que faz a conexão com a rede local do virtual box.
Agora o próximo arquivo que deve ser configurado é o arquivo dhcp.conf dentro de dhcp/ que armazena as pricipais configurações do dhcp. O diretório desse arquivo é # cd /etc/dhcp.
Nesse arquivo