TRABALHO DA JOSI
Territorialização na saúde/compartilhadas.
A estratégia saúde da família sinaliza uma mudança na face da atenção, que passa a ser a família em seu território social, com as suas singularidades e especialidades locais e regionais. Propõe também um redirecionamento no processo de trabalho baseado na interação com uma equipe multiprofissional, visando práticas mais resolutivas e integrais, articuladas em uma rede de atenção. O objetivo é apresentar e discutir a matriz teórica e conceitual da atenção à saúde no formato de Redes integradas, focalizando a atenção primária / estratégia saúde da família com seu centro de comunicação.
As bases conceituais das Redes de Atenção a Saúde (RAS) e sua potencialidade para garantia do cuidado integral a saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), você será capaz de:
- Conhecer a história do conceito e técnicas de atenção à saúde.
- Identificar as Bases Conceituais e teóricas das Redes de atenção a saúde.
- Reconhecer as Potencialidades de um Sistema saúde organizado em rede de atenção, para a garantia do cuidado integral a saúde da população.
- E lançar as diretrizes e estratégias necessárias para a adequada implantação das Redes de Atenção a Saúde em nível local.
- Conhecer as Redes de Atenção a Saúde em processo de implantação no País.
As RAS tem com objetivo promover a integração de ações e serviços de saúde para prover uma atenção a saúde de forma contínua, integral, de qualidade, responsável, humanizada, com vista a consolidação dos princípios e diretrizes do SUS.
O território tem a forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com aspecto na situação, nos condicionantes da saúde das coletividades que constituem aquele território sempre em consonância com o principio da equidade.
Os serviços de atenção de qualidade e resolutivas, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção acolhendo os usuários e