HIGIENE DO TRABALHO JOSI
Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A higiene do trabalho tem caráter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho. Os principais objetivos são: Eliminação das causas das doenças profissionais; Redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de defeitos físicos; Prevenção de agravamento de doenças e de lesões; Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.
O subsistema da Área de Recursos Humanos, denominado manutenção envolve uma série de cuidados visando manter o empregado na organização. Entre os cuidados especiais despendidos em favor do empregado sobressaem os planos de compensação monetária, de benefícios sociais, higiene e segurança do trabalho e relações sindicais. Sendo que esses processos influem de maneira preponderante na permanência das pessoas na organização, e sua motivação para o trabalho e para o alcance dos objetivos organizacionais (MARTOS; STEFANO; GOMES FILHO, 2004). Em contrapartida, Marras (2000) entende que a Higiene e Segurança no Trabalho não faz parte do subsistema de manutenção de Recursos Humanos, mas é um subsistema especifico que compõe a Área de Recursos Humanos, devido sua relevância para as organizações. Para Marras (2000) o subsistema de higiene e segurança do trabalho é a área responsável pela segurança industrial, pela higiene e medicina do trabalho relativamente aos empregados da empresa, atuando tanto na área de prevenção quanto na de correção, em estudos e ações constantes que envolvam acidentes no trabalho e a saúde do trabalhador. O autor estabelece ainda as três linhas mais importantes desse