Trabalho De Savate
nome: Victor De Freitas Souza Ra: c67jc0 1º Sem
São Paulo
2015
Introdução
O Savate ou o boxe francês teve a sua origem em França no século XVIII. Começou por ser um tipo de luta de rua, os marinheiros também desenvolveram um estilo de luta que envolvia pontapés altos e estalados com a mão aberta, o que contribuiu para o desenvolvimento da modalidade. No início, o Savate equiparava-se à Capoeira, onde as mãos eram utilizadas apenas como meio de defesa e o ataque estava entregue aos pés e aos danos que estes poderiam causar.
A partir do século XIX, o Savate recebeu novas influências e categorizou 15 novas formas de técnicas de pés. Estas modificações fizeram com que o desporto se tornasse ainda mais popular entre as massas e também nas classes superiores, derrubando a ideia de que este era apenas um desporto praticado por marginais.
A história do Savate no Brasil começa em 1906 com a chegada ao Brasil da Missão Francesa em São Paulo, comandada pelo coronel francês Paul Balagny, contratada pelo governo paulista de Jorge Tibiriçá junto à França com o objetivo de treinar a Força Pública paulista, permanecendo em São Paulo até 1914 quando os oficiais franceses retornaram à França para se juntar aos companheiros na 1ª Guerra Mundial.
Atualmente, o Savate ou boxe francês é praticado em toda a parte e tem milhares de praticantes e admiradores. A sua prática divide-se em 3 níveis de competição:
Assalto: Esta é uma competição onde o contacto físico é ilimitado, assim como no Karate, o combate é avaliado segundo a técnica dos concorrentes;
Pré-contacto: Esta competição autoriza o contacto físco entre os praticantes;
Contacto: É uma competição full contact onde não é utilizado qualquer tipo de equipamento de proteção por parte dos praticantes, à exceção de uma proteção bocal e de virilhas. Nesta competição, todos os golpes são