lutas
Sempre em uma aldeia a escolha do líder era feita pela vitória de um determinado guerreiro em uma luta. Esse líder seria o responsável pelo destino do grupo e por sua defesa contra ataques de grupos inimigos.
Ao longo da História, a luta vem ganhando contornos em regiões distintas da Terra, e vão sendo criados os mais variados estilos que vão servir para os mais diversos fins. Os povos da antiguidade usavam a luta para a preparação de seus exércitos, visando à conquista de novos territórios, a defesa de suas regiões e o entretenimento do povo (Luta de gladiadores no coliseu na Roma da Antiguidade). Povos como os Gregos (Espartanos: Treinavam sempre para a guerra), os Romanos, os Egípcios, os Chineses e os Japoneses desenvolveram técnicas de luta muito bem elaboradas e diversificadas ao longo da História.
Muitos homens criaram escolas (Templo Chaolin na China escola de Luta de tradição milenar que prepara monges lutadores) de luta para preparar seus discípulos nas mais variadas Artes Márcias (Como Jigoro Kano Mestre do Judô no Japão uma luta derivada do Jiu-jitsu). Esses homens eram conhecidos como mestres, em seus estilos de luta. Ensinavam tudo ou quase tudo a seus alunos, e antes de morrer passavam seu segredo para pessoas de sua família ou para