Trabalho Da Frica
1º-Líbia
Líbia , oficialmente Estado da Líbia, é um país na região do Magrebe, no Norte da África, banhada pelo Mar Mediterrâneo ao norte. O país tem fronteiras com o Egito a leste, Sudão a sudeste, Chade e Níger ao sul e Argélia e Tunísia ao oeste.
A maior cidade e capital, Trípoli, é o lar de 1,7 milhão dos 6,4 milhões de habitantes da Líbia.
Economia:
A economia da Líbia depende basicamente do setor petrolífero, preenchendo cerca de 30% do Produto Interno Bruto, além de ser responsável por 95% das exportações. Os rendimentos proporcionados pelo petróleo, e o fato de a população ser reduzida, faz com que este país tenha um dos maiores rendimentos per capita da África. Contudo, há uma deficiente distribuição desses rendimentos, e as classes mais baixas chegam a apresentar dificuldades na obtenção de alimentos, devido, também, a restrições nas importações.
PIB = 74,2 bilhão USD (2013)
PIB per capita = 11.964,73 USD(2013)
Geografia: O país divide-se em três regiões geográficas: a Cirenaica, a Tripolitânia e a Fazânia. Ao longo da costa, o clima é mediterrânico, mas o interior é o deserto muito seco do Saara, de onde por vezes sopra um vento quente, seco e carregado de poeira (conhecido no país como ghibli). No deserto também são comuns tempestades de poeira de areia.
O país situa-se no Saara, o maior deserto do mundo. Rochas nuas e areia compõem praticamente toda a sua paisagem, porém existem alguns oásis.
Cultura:
A cozinha Líbia é uma mistura de árabe e Mediterrâneo, com uma forte influência italiana. O legado da Itália, da época em que a Líbia era uma colônia italiana, pode ser visto na popularidade das massas nos seus cardápios, particularmente macarrão.
Embora sempre tenha existido grande paixão do povo local pelas tradições árabes, naturalmente, tem crescido no país um movimento de inclusão e difusão de diversos esportes pela população nativa. Exemplos são a Liga da Líbia, de basquete, que embora com pouca