Trabalho Conflitos Na Frica
Disciplina: Geografia
Aluno: Matheus Alves de Lima
9º ano B Turno Vespertino
Os Conflitos na África
Boa Vista - RR
2013
Introdução
Esse trabalho mostra as causas e as conseqüências dos conflitos que acontecem diariamente no continente da África. Além de mostrar os motivos que levaram os separatistas a se rebelarem e lutarem contra o governo, esse trabalho mostra uma lista do que aflige o povo africano, que vai desde doenças a subnutrição.
Por mais que instituições e ONGs tentem minimizar nem que seja um pouco o sofrimento deles, não é o bastante para conseguir a Paz tão esperada por este povo “amaldiçoado”, como muitos dizem.
África A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta (Ver em Anexo: Figura 1). É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de mil milhões de pessoas (estimativa para 2005 [1]), representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 54 países independentes. Apresenta grande diversidade étnica, cultural, social e política. Dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida), pelo menos 21 são africanos. [2] Apesar disso existem alguns países com um padrão de vida razoável, mas não existe nenhum país realmente desenvolvido na África. [3] A Líbia, Maurícia e Seicheles têm uma boa qualidade de vida. Ainda há outros países africanos com qualidade de vida e índices de desenvolvimento razoáveis, como a maior economia africana, a África do Sul e outros países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.[4] A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional.