Trabalho Auditoria Operacional
A auditoria é uma ferramenta de estratégica de gestão desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.
Auditoria Operacional
É um processo de revisão aplicado nas empresas que faz o levantamento de dados e análise da produtividade e a rentabilidade das empresas como: custo das operações, do equilíbrio e crescimento estrutural e patrimonial da empresa. Ela analisa o sistema de controle interno e o grau de eficiência, eficácia e efetividade da área auditada.
A auditoria operacional, por compreender o exame da estrutura da organização, dos sistemas de controle, das operações e recursos físicos e humanos da empresa , tem por fim auxiliar a gerência a estabelecer a adequada gestão dos processos operacionais das empresas.
Tanto a auditoria interna quanto a externa podem desenvolver a auditoria operacional, mas por ser necessária uma auditoria permanente, a mais utilizada é a auditoria interna.
Outros conceitos de auditoria operacional:
-É uma atividade de avaliação independente dentro da organização, com a finalidade de revisar as operações contábeis, financeiras e outras.
- É um controle gerencial cuja função é de medir a eficácia dos outros controles
-É um controle gerencial cuja função é assessorar os membros da gestão a exercer de forma efetiva suas responsabilidades, fornecendo-lhes análises objetivas, recomendações e outros comentários pertinentes as atividades revisadas.
Como é feita a auditoria operacional:
1) Levantamento de pontos de controle, ou pontos de risco:
A organização deve levantar todos os pontos fundamentais para seu funcionamento de forma a necessitarem a fiel padronização do processo e assim garantir que a organização toda não sofra com métodos ineficazes não formalmente implementados.
2) Definição da forma de trabalho de cada ponto