ATPS
COMUNIDADE
ANHANGUERA
JARAGUÁ DO SUL/SC - 2014
INTRODUÇÃO
O trabalho educativo não depende apenas do ambiente escolar e sim de todos os fatores que envolvem os alunos.
Partindo desta ideia este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância entre o valor da escola e da família junto a comunidade escolar para o bom desenvolvimento da educando. A família tem o papel fundamental na educação do aluno, sendo que cabe a escola disponibilizar situações a quais proporcionem este trabalho dentro da unidade escolar.
Visando esta ideia analisamos quais as probabilidades do contexto para proporcionar ao aluno e a família um aprendizado satisfatório que seja possível o envolvimento de todos no processo de ensino aprendizagem
RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Posteriormente a Ditadura Militar acontece a inclusão da escola com a comunidade, propiciando aos estudantes e cidadãos a elevação da cidadania.
De acordo co os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) distinguem em sua introdução a relevância em: [...] mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua escolaridade. (BRASIL, 1998, p. 10 apud
BEZERRA, et. al. 2013).
A educação brasileira em geral tem uma visão errônea onde pensam que o papel da família cabe somente em levar o aluno a escola e o mesmo aprender, contudo diante de tanto fracasso escolar, retornam os estudos para a estruturação e participação familiar na vida do aluno.Onde o papel da família passou a ser mais ativa junto as questões escolares e não apenas em auxilia-los nas atividades de casa.
RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
É o dever da instituição educacional criar momentos entre a escola e a comunidade,
visando