Hist Ria Da Frica Trabalho Sociologia 1
A historia nos ensina no lado norte da África do ano 2000 a.C. uma grande parte que hoje é deserto de saara mostrava que lã vivia e habitava muitos grupos africanos da idade da pedra, na qual deslocaram se de lado para outro , de todo esta vasta região, caçando e apascentando gado e foram grandes pintores de qualidade com forme as rochas, paredes das cavernas mostravam quando o correram grandes alterações climáticas e as chuvas estes povos com animais que eles caçavam tiveram de mudar para uma outra região, alguns para o sul, para as savanas do Sudão ocidental e central, alguns para leste, para as pastagens do Nilo, conflituaram com egípcio para lá fixarem outros grupos para costeiras do mediterrâneo onde havia abundância de água, outros aprenderam viver com pouca água ficaram no seu velho território saariano, todos estes povo falavam um outro dialecto de uma antiga língua africana chamada Berberes.
Os kushita eos Berbere formaram uma cultura própria e alguns fixaram-se nas cidades e comercializavam . as cidades passaram a ser governados por reis, os que viviam no norte de África aprenderam metalurgia com os vizinhos do outro lado mediterrâneo na Espanha.
Autores árabes medievais indicam que foi o incremento do comercio trans- sariano que levou a formação de vários novos estados Berberes na região ocidental da savana do sul do saaras, expandiram os seus negócios com os vizinhos africanos Soninke .
O povo Soninke controlavam a exportação do ouro da África central para norte e eles sentia-se necessidade de erguer um estado mais forte e onde resulta o império de Ghana que durante vários séculos a potencia mais forte avançada do Sudão o ocidental central
Há aproximadamente 5 milhões de anos, um tipo de hominídeo habitava o sul e o leste da África. Há cerca de 1,5 milhão de anos, esse hominídeo evoluiu para formas mais avançadas: o Homo habilis e o Homo erectus. O primeiro homem africano, o Homo sapiens, data de mais de 200 mil anos . A população