Trabalho CTS
Um gás poluente da atmosfera seria os CFC, produtos a base de clorofluorcarobonos, que afetam a camada de ozônio destruindo-a. Essa camada de ozônio é importante para quer raios ultravioletas não fiquem intensos ao ponto de causar câncer de pele em diversas pessoas.
Apesar do senso comum achar que o efeito estufa é agravado pela ação antrópica, existem diversas controvérsias que dizem que nossas ações são quase insignificantes, e que existe toda uma conspiração por trás disso.
Apesar disso a poluição atmosférica é um problema que tem atua localmente, como a produção de gases tóxicos pelas industrias que causam doenças respiratórias, e distúrbios que causam estres e até convulsões.
Nas grandes cidades como São Paulo, acontece o fenômeno denominado inversão térmica, ela é causada por absurdos níveis de poluição atmosférica, é mais vista durante o inverno em que o ar frio, que é mais denso e retêm os poluentes em uma camada que fica acima desse ar frio, por sua vez o ar quente fica acima dessa camada de poluição, durante essa época os problemas respiratórios são agravados.
A chuva ácida é um outro fenômeno resultado das ações antrópicas, causada a partir da queima de combustíveis fosseis que contem enxofre, ela destrói habitats de animais, como rios e lagos deixando-os com um PH baixo, além de correr estruturas feitas de cobre.
Com o excesso de gases que agravam o efeito estufa alguns estudos mostram que alguns lugares antes não eram tão quentes, e agora sofrem dos efeitos da elevação na temperatura. Lugares de climas temperados são os que mais foram afetados.
Gelo encontrado no ártico, em topo de montanhas, e em outros lugares que nevam como a Rússia estão começando a derreter, o que aumenta o nível dos oceanos, e também a incidência de raios a partir do Sol estão penetrando mais no planeta Terra, já que toda essa neve e gelo eram grandes refletores desses