Trabalho Cristologia
CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
ENGENHARIA CIVIL
CRISTOLOGIA
Camilla Ponce
07200148
PETRÓPOLIS
NOVEMBRO 201
1. O que significa o nome composto Jesus Cristo? Como se deu a formação do mesmo? O nome “Jesus” significa “Javé Salva” e “Cristo” é derivado de Mesiah (Antigo
Testamento), que é traduzido para o grego Chistós e que em português significa “ungido”.
Que nada mais é do que uma adaptação do nome hebraico que aparece na Bíblia. O nome composto Jesus Cristo vem de uma confissão de fé “Jesus é o Cristo” que surgiu no dia de
Pentecostes pelas palavras de Pedro: “Que toda a casa de Israel saiba com certeza: a esse
Jesus que vós crucificastes, Deus o fez senhor e Cristo” (At2,36)
Chamar Jesus de Cristo, para os cristãos, significa dizer que ele é muito mais do que o fundador de sua religião, significa aceitar aquilo que o anjo anunciou aos pastores sobre seu nascimento: “ nasceu-vos hoje um salvador, que é Cristo-Senhor, na cidade de Davi”
Significa também aderir a profissão de fé que Jesus havia aceitado de Pedro: ‘ tu ES o
Cristo.
2.Credibilidade Histórica. Podemos falar historicamente de Jesus Cristo ou sua existência pertence ao mundo das lendas? Que fontes históricas servem de base para isto?
No meu ponto de vista os cristãos não precisam recorrer á investigação histórica, apenas pela fé que tem conhecem o mistério de Cristo. De acordo com testemunhos de escritores romanos, personalidades famosas do mundo judeu, e também achados arqueológicos que confirmem as situações descritas nos evangelhos.
Pode-se dizer que a exegese católica (e a de grande parte de outras confissões cristãs) afirma a existência de critérios válidos, criticamente elaborados, que permitem escutar, se não as “mesmas palavras de Jesus”, pelo menos a sua mensagem autêntica, e ainda alcançar alguns fatos de sua vida “acontecidos de verdade”.
3. Com base no estudo da Cristologia, cite brevemente os dados
fundamentais