Lista de Teorias da Psicologia Social
Segue, abaixo, uma lista resumida com algumas das teorias da Psicologia Social, as quais irei tentar abordar mais extensivamente na medida que o tempo me permitir. Trata-se de uma tradução direta da Wikipedia em inglês, no verbete List of social psychology theories, logo pode ser que não corresponda inteiramente a realidade da Psicologia Social no Brasil. Conto com a cooperação de todos para correções e acréscimos importantes que se façam necessários.
Lista de teorias da Psicologia Social
A Psicologia Social se caracteriza como um campo altamente empírico. Mais do que buscar teorias globais para o comportamento humano, como as que são freqüentemente encontradas nas teorias da personalidade, os psicólogos sociais utilizam uma vasta gama de teorias específicas para os diversos tipos de fenômenos sociais e cognitivos.
Teoria da Atribuição: preocupa-se com as modos pelos quais as pessoas explicam (ou atribuem) o comportamento dos outros. A teoria divide o modo como as pessoas atribuem causas aos eventos em dois tipos: atribuições externas ou "situacionais" dão causalidade a um fator externo, tal como o clima; e atribuições internas ou "disposicionais", que dão causalidade à fatores internos ao indivíduo, tais como habilidade ou personalidade.
Dissonância Cognitiva: foi baseado originalmente no conceito de consistência cognitiva, mas agora refere-se principalmente à teoria do auto-conceito. Quando as pessoas fazem algo que viola suas auto-imagens, isto causa um estado desconfortável de dissonancia que motiva uma mudança tanto em suas atitudes quanto no comportamento (Festinger, 1957).
Modelo da Elaboração de Semelhança: sustenta que o processamento da informação, geralmente no caso de uma tentativa de persuação, pode ser dividido em dois processos separados, baseados na "semelhança das elaborações cognitivas", ou seja, se as pessoas pensam criticamente sobre o conteúdo de uma mensagem ou respondem aos aspectos