Uma pequena controvérsia sobre Cristologia
Paulo Roberto de Oliveira
I – RESUMO
Este trabalho procura mostrar uma interpretação introdutória do conceito de Cristologia. Sem a intenção de formular um tratado, mas sim tentar mostrar a compreensão do sentido da mensagem de Jesus Cristo para os dias de hoje. Alicerçado na obra do Dr. Pe. Benedito Ferraro, “Cristologia”, procuraremos contemplar o centro da profissão de fé cristã que é a morte e a ressurreição de Cristo em um contexto latino americano.
Palavras-chave: Jesus Cristo: Libertação, Cristologia: América Latina.
I – ABSTRACT
This work seeks to show an introductory interpretation of the concept of Christology. Whithouth the intention of formulate a tready, but yes try to show the comprehension of the sense of the message of Jesus Christ for the present time. Consolidated in the work of Dr. Pe. Benedito Ferraro, "Christology", we will find to contemplate the center of the profession of Christian faith is the death and the resurrection of Christ an American context.
Key-words: Jesus Christ: libertation Christology: Latin America.
II - INICIAÇÃO
Nossa profissão de fé é o ponto de partida deste nosso dissertar. Nossa crença nos afirma que o homem Jesus, “aquele” executado na Palestina por volta do ano 30, é o “escolhido”, o “ungido”, o “Cristo de Deus”. O próprio Filho de Deus, centro de toda a ação e significação, se fez “carne” para se fazer história e nela se envolver.
Ao longo do tempo “as imagens de Jesus se modificam no decorrer da história, pois manifestam a incidência que a fé tem na realidade social e, ao mesmo tempo revelam as influências da vida vivida na fé”1; aqui encontraremos uma sensível e insinuante contribuição do pensar teológico latino americano. Nossa profissão de fé esta enraizada historicamente e antropologicamente em uma “articulação entre Teologia e a História” o que nos permite relacionar a Teologia e a Cristologia com a Antropologia. Dentro deste raciocínio, e