TRABALHO COSMOTEC PRONTO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 6
3 DESENVOLVIMENTO 8
4 CONCLUSÃO 12
5 APENDICE 14
5 REFERENCIAS 16
INTRODUÇÃO
Mudanças complexas nos fenômenos econômicos, políticos e socias se processam a nível macro, influenciando diretamente todas as organizações, independente do seu segmento. A globalização dos negócios, das crises e das inovações, entre outras, veio para ficar e alterar a vida de todos; não é uma simples justificativa ou modismo, mas sim uma nova modalidade de vida mundialmente compartilhada. Legitimados os novos modos de ser e de viver, tornam-se práticas comuns que são disseminados com a rapidez da comunicação, da informação e a valorização do conhecimento.
Assim acontece também no mundo empresarial. O momento socioeconômico exige mais competência dos profissionais. É preciso ser empreendedor da própria carreira, ser autodisciplinado, comprometido com a empresa e com sua constante qualificação, investir na educação e no autos envolvimento, dominar fluxo de comunicação e ter flexibilidades para saber acompanhar e manejar as ocorrências do ambiente externo e adequá-las ao ambiente interno, transformando a organização cada vez mais competitiva e garantindo sua permanência no mercado.
A atual gestão por competência ilustra um mecanismo de exame de traços de personalidade, pois, para cada grupo de competência, a pessoa é apresentada com variados componentes do self - motivos, traços, imagem próprias, habilidades- - que devem ser conhecidas, examinadas e mensuradas.
A Gestão por Competência segundo Chiavenato (2011, p.383) define-se como, as competências são repertórios de comportamentos que algumas pessoas ou empresas dominam melhor que as outras. As competências significam o que a empresa aprendeu e saber fazer.
Chiavenato (2011, p.384) afirma ainda que, as competências organizacionais repousam sobre uma cascata de competências funcionais, gerenciais e pessoais. Nessa hierarquia, as competências superiores