SISTEMA NERVOSO
É o que identifica, e cria respostas para determinadas situações.
Neurônio: Célula alongada com capacidade de conduzir impulsos elétricos.
Dendritos > Corpo Celular > Axônio
Bainha de mielina: Serve como isolante do axônio, e aumenta a velocidade de condução do impulso elétrico do axônio e evita que determinada informação se perca, e não chegue a seu destino > Axônios Mielinicos. Os Amielinicos demoram mais pra chegar ao seu destino.
Potencial de Ação: O neurônio em repouso é negativo. O Estimulo entra no axônio fazendo despolarização (entrada de sódio), seguido de uma repolarização (saída de potássio), quando chega no fim (terminal sináptico), libera neurotransmissor, que é uma substância. Em repouso é polarizado.
Terminal Sináptico: O terminal sináptico vai se unir a dentritos de outro neurônio, mas eles não podem ter contato direto, então no final de um neurônio é liberado o neurotransmissor é o que trasnmiti a informação do primeiro neurônio pro segundo. E essa junção do primeiro neurônio com o segundo neurônio pelo meio de neurotransmissor é chamado de SINAPSE.
Axônio: É uma estrutura tubular limitada por uma membrana celular, são fibras nervosas, responsável pelo processo ativo (bomba de sódio e potássio).
Nodo de Ranvier: É o espaçamento da bainha de mielina no axônio. Tal espaçamento permite a chamada condução saltatória e consequentemente o impulso nervoso mais rápido.
O que é uma unidade Neuromuscular? R: Conjunto de neurônios que conduz desde o estimulo (neurônio sensitivo) até o envio da resposta (neurônio motor).
Unidade Neuromuscular, etapas? R: 1 – Pele 2 – Axônio do neurônio sensitivo 3 – Medulo Espinhal 4 – Axônio neurônio motor 5 – Placa Motora Transmissão de sinais ao musculo esquelético.
Sináptca: Local de contato entre dois neurônios, permite passagem de informação de uma célula para outra.
Despolarização: É a entrada de Na tornando as cargas positivas.
Repolarização: É a saída do k voltando a ficar negativa.
Se pedir na prova