Trabalho Rh 5 Semestre
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Em tempos atuais, pode-se dizer que as empresas estão em um cenário de instabilidade e na tentativa de sobreviver a esta, a empresa precisa buscar a inovação de seus produtos e/ou serviços.
A capacidade de inovação de uma empresa está ligada ao potencial do conhecimento adquirido sua existência. Através do conhecimento, as pessoas podem criar inovações necessárias para o alcance do sucesso.
É preciso haver um gerenciamento do potencial de conhecimento que trespassa uma empresa. Gestão de pessoas é conjunto de políticas e práticas que permite a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas, para que ambos possam realiza-las ao longo do tempo. É a função transversal que perpassa por vários níveis organizacionais. Tem como missão o elo de ligação, aprendizagem, desenvolvimento de competências e a subjetividade. Ter subjetividade significa reconhecer e respeitar o caráter multidimensional e o papel afetivo de cada um na construção de sua relação no trabalho.
É através da capacidade de aprender que conseguimos adquirir competências. Devemos estar sempre dispostos e prontos para o processo de aprendizagem. A aprendizagem individual refere-se à mudanças duradouras no comportamento em função das interações com outras pessoas e o ambiente externo. Os processos de tal são aquisição, retenção, generalização e transferência de aprendizagem; as estratégias são cognitivas, comportamentais e autorregulatórias.
No processo de aprendizagem organizacional o conhecimento é trazido à tona e transfere todo o conhecimento para o ambiente de trabalho. Estes dois tipos de aprendizagem são fenômenos específicos e idiossincráticos, mas são interdependentes e estão interconectados.
Gestão do conhecimento é o processo pelo qual uma organização consciente coleta e organiza, compartilha e analisa seu acervo de