Trabalho convecção
Convecção é a forma típica de propagação do calor nos fluídos (liquido e gases), onde a própria matéria aquecida é que se desloca, isto é, há transporte de matéria.
Ocorre convecção térmica quando no líquido ou gás existe uma diferença de densidade entre as porções do liquido ou gás Correntes de convecção em um líquido ocorrem devido a uma diferença de densidade entre a parte superior e inferior do líquido.
Corrente de convecção em uma geladeira. O ar perde calor para o refrigerador ficando mais denso e dirige-se para baixo. Os alimentos cedem calor para o ar (ficam “gelados”) e ao receber calor dos alimentos o ar torna-se menos denso passando a se dirigir para cima. Exemplos de convecção temos ainda: saída de gases pelas chaminés, radiadores de automóveis, ar condicionado e aquecedor, correntes de convecção do magma terrestre, garrafa térmica e muitos outros.
Um exemplo de convecção térmica do ar ocorre na formação de brisa terrestre e marítima.
A transferência de calor por convecção ocorre da combinação da difusão molecular do calor e do movimento do fluido.
Pode ser classificada de acordo com a natureza do escoamento:
1. Convecção forçada, quando o escoamento é forçado por meios externos, tais como bombas, ventiladores e ventos;
2. Convecção Natural (ou livre), quando o escoamento é induzido por forças de empuxo, que são originadas por diferenças de densidade causadas por variações de temperatura no fluido.
3. Ebulição, quando a transferência de calor é realizada por calor latente de evaporação;
4. Condensação, quando a transferência de calor é realizada por calor latente de