Engenharia
José Celso da Cunha o José Celso da Cunha
José Celso da Cunha, mineiro de Caratinga, sempre foi um apaixonado pelas construções e sua história desde a infância. Graduou-se, em 1975, em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE-UFMG); em 1985 tornou-se doutor em Mecânica dos Solos/Estruturas pela ÉcoleCentrale de Paris (ECP) e pelo Centre d’ÉtudesetdesRecherchesduBâtiment et desTravauxPublics (CEBTP), Paris, França.
Foi professor na EE-UFMG de 1978 a 2004 das disciplinas de Estruturas de Concreto no curso de graduação em Engenharia Civil e no mestrado em Engenharia de Estruturas. Atualmente, é professor e pesquisador no Departamento de Engenharia Civil do CEFET-MG, no curso de Engenharia de Produção Civil e no mestrado em Engenharia Civil.
Profissional de engenharia, com várias obras especiais projetadas, pesquisador e orientador de trabalhos de pesquisa nas áreas de Estruturas de Concreto, Engenharia de Recuperação de Estruturas e História das Construções, possui inúmeros trabalhos publicados. É autor do livro Palace II – A implosão velada da engenharia (Autêntica, 1998). Foi homenageado, em 2002, no 44o Congresso Nacional do Concreto, com o Prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, pelo IBRACON.
Foi membro da Comissão Nacional de Engenheiros, formada pelo COBRACON/CB-2 daABNT, responsável pela revisão da Norma Brasileira de Projeto Estruturas de Concreto (NBR-6118), de 1993 a 2003. Atualmente, é membro de comissões destinadas a revisões normativas em comitês da ABNT, relativos aos aços destinados ao concreto estrutural.
Pesquisador e interessado pela história das construções desde a década de 1970, percorreu inúmeros sítios arqueológicos em vários países do mundo nos últimos 27 anos, buscando subsídios técnicos, gráficos e fotográficos para compor esta série de livros sobre o tema.
Sinopse
Os espanhóis não foram competentes para roubar a mais