Termodinamica
1-Introdução (01 Página)
2-Desenvolvimento termodinâmica (página 02 ),Transmissão de calor
(página 03,04,05,06), capacidade térmica (página 07)
3-conclusão (página 08 )
4-Bibliografia (página09)
Introdução
A energia pode se apresentar na natureza sob diversas formas, mas, exceto no caso da energia hidráulica e dos ventos, deve ser transformada em trabalho mecânico por meio de máquinas, para ser utilizada pelo homem. A termodinâmica nasceu justamente dessa necessidade, e foi o estudo de máquinas térmicas que desenvolveu seus princípios básicos.
Termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre calor, temperatura, trabalho e energia.
Qualquer sistema físico, seja ele capaz ou não de trocar energia e matéria com o ambiente, tenderá a atingir um estado de equilíbrio.
No estudo da termodinâmica, é necessário definir com precisão alguns conceitos básicos: 1. Sistema: é qualquer parte limitada do universo passível de observação e manipulação. 2. Fase: qualquer porção homogênea de um sistema. 3. Estado: estado depende da natureza do sistema (líquido, gasoso, sólido). 4. Transformação: toda e qualquer mudança de estado. 5. No estudo da termodinâmica, consideram-se alguns tipos particulares de transformações. A transformação isotérmica é a que se processa sob temperatura constante, enquanto a isobárica é aquela durante a qual não há variação de pressão do sistema. A transformação isométrica se caracteriza pela constância do volume do sistema e a adiabática ela ausência de trocas térmicas com o exterior.
Desenvolvimentos
Termodinâmica
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações entre o calor trocado, representado pela letra Q, e o trabalho realizado, representado pela letra τ, num determinado processo físico que envolve a presença de um corpo e/ou