trabalho construçao aprendizagem
No neolítico, ou idade da pedra polída, a evolução tecnica se acelerou. Com o polimento armas e ferramentas tornaram-se mais eficazes. Os grupos humanos, a partir de então, passaram a transformar o seu meio ambiente. com a domesticação e a criação de animais, e o surgimento da agricultura, a produção de alimentos melhorou. A esses notáveis progressos chamamos de revolução agrícola. Os grupos humanos se sedentarizaram, com a construção de habitações e a formação de comunidades. As atividades economicas se diversificaram, especialmente no setor de artesanato, destacando a fiação de fibras vegetais e animais, a tecelagem e a cerâmica.continental, ocupando-o por completo. Por muitos milhares de anos os grupos humanos eram nômades e viviam exclusivamente da caça e da coleta de frutas, raízes e sementes. Somente após o derretimento das geleiras (fim da Era Glacial) e a extinção dos grandes mamíferos (mamutes, bisões, mastodontes, etc.), os grupos humanos passaram a buscar na vegetação sua principal fonte de alimento.
A agricultura começou a ser praticada nas Américas entre 7 mil e 5 mil anos atrás, o que garantiu para os povos da época maior quantidade de alimento, maior expectativa de vida, aumento populacional, sedentarização e maior disponibilidade de tempo. Provavelmente, isso levou a uma observação mais cuidadosa da natureza, possibilitando uma melhor compreensão do meio ambiente, o que foi essencial para o desenvolvimento da pecuária, da cerâmica, da tecelagem, da sistematização de uma religiosidade.
O PROJETO COLONIZADOR NO BRASIL
As metrópoles européias e seus diferentes projetos coloniais no Brasil.As metrópoles européias e seus diferentes projetos coloniais no Brasil. A despeito de relegado a um plano inferior pelos portugueses durante a maior parte do século XVI, quando a Índia foi o centro econômico e social do Império Ultramarino lusitano, o projeto português para o Brasil, comparativamente as tentativas de colonização