metodologia cientifica
O presente trabalho visa a apresentação do conteúdo metodológico de orientação na elaboração de um trabalho de pesquisa cientifica de carácter jur’idico. Para a realização do mesmo, optou-se pela abordagem mais virada para o contributo de nomes de destaque na área de metodologia de pesquisa, referenciados no desenrolar do texto e nas referências finais.
Relevância do tema Através do estudo das normas acolhidas na metodologia de pesquisa jurídica, podemos orientar o estudante do ramo das ciências sociais numa melhor acepcção investigativa e de acordo com as normas da instituição.
Objectivos Gerais Apresentar de forma sistematizada as regras e etapas a seguir na apresentação de uma pesquisa jurídica.
Objectivos Específicos Referir-se às partes relevantes na contextualização da pesquisa jurídica; Indicar de maneira correcta os protocolos a seguir numa pesquisa jurídica em relação aos seus componentes; Ensinar as regras acolhidas pela instituição sobre a estrutura de um trabalho científico de pesquisa jurídica; Dotar o estudante de meios para que possa dirigir a sua pesquisa de forma mais correcta e simplificada.
1.Metodologia de pesquisa juridica
A pesquisa acadêmica é a que tem por base o método científico e caracteriza-se pela produção desenvolvida na instituição universitária. Esse tipo de pesquisa define-se como um processo de busca de conhecimento a partir de instrumentos e metodologias, com a função de qualificar ou acrescentar novos conhecimentos e pontos de vista sobre determinados aspectos da realidade, tomados como problemas de investigação.
A atividade de pesquisa científica, utilizada como princípio educativo, pode ser um recurso para a produção de aprendizagens em sala de aula, desenvolvendo a compreensão de disciplinas e conteúdos. Pode resultar em relatórios, monografias, ensaios, entre outras modalidades, qualificando o conhecimento acadêmico do estudante.
Por outro lado, a pesquisa científica