sociologia
Algumas palavras derivam de outras línguas, possivelmente de uma forma modificada (as palavras-fontes são chamadas étimos). Por meio de antigos textos e comparações com outras línguas, os etimologistas tentam reconstruir a história das palavras - quando eles entram em uma língua, quais as suas fontes, e como a suas formas e significados se modificaram.
Os etimólogos também tentam reconstruir informações sobre línguas que são velhas demais para que uma informação direta (tal como a escrita) possa ser conhecida. Comparando-se palavras em línguas correlatas, pode-se aprender algo sobre suas línguas afins compartilhadas. Deste modo, foram encontrados radicais de palavras que podem ser rastreadas por todo o caminho de volta até a origem da família de línguas indo-europeias.
A própria palavra etimologia vem do grego ἔτυμον (étimo, o verdadeiro significado de uma palavra, de 'étymos', verdadeiro) e λόγος (lógos, ciência, tratado).
2-A sociologia como forma de consciência
Resenha do texto: BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas, uma visão humanística. Petrópolis, Vozes.
1976. Cap.2 “A Sociologia como forma de consciência”.
A perspectiva sociológica se reveste de grande peculiaridade. A sociologia é uma forma de consciência crítica, particularmente moderna e ocidental. O objeto de estudo da análise sociológica é a sociedade, o social, a interação, inter-relação e reciprocidade na grande variedade de relações humanas. É importante refletir sobre o que é "sociedade", esse termo na linguagem comum, não se limita a critérios quantitativos, portanto, sociedade pode ser um determinado grupo de pessoas ou às vezes grupos mais