trabalho Conserva o pelo frio em PDF
Campus Vacaria
Conservação Pelo Frio
Acadêmico: Isac Pinto Oliveira
Professor (a): Ivana Greice Sandri
Disciplina: Tecnologia de Processamento Vegeta
30 de Maio de 2015
Conservação pelo frio
A conservação pelo frio é uma das mais utilizadas no dia-a-dia da população. Os congelados vêm se tornando cada vez mais frequentes na mesa do brasileiro e a refrigeração doméstica é a principal arma da população contra a deterioração dos alimentos e consequente desperdício.
Sabemos que existem microrganismos que podem estar presentes nos alimentos, e isso significa que dependendo do tipo de alimento e do tipo de microrganismo, podemos consumi-lo com certa carga microbiológica sem prejuízos para a qualidade do alimento e consequentemente para a nossa saúde. Todos os microrganismos têm temperaturas ótimas para o seu crescimento e reprodução, sendo assim, o princípio básico da conservação pelo frio é manter a temperatura abaixo da ideal para o crescimento e proliferação microbiana. Da mesma forma as reações químicas ocorrem em temperaturas ideais, sendo assim, o princípio para minimizá-las é o mesmo, manter a temperatura abaixo da ideal.
Existem dois tipos de conservação pelo frio: a refrigeração e o congelamento. Cada um se adequando ao tipo de alimento e ao tempo de conservação que se deseja atingir.
Refrigeração
Para que os alimentos estejam refrigerados é necessário mantê-los sob temperaturas entre 0˚C e 7˚C. Neste caso os impactos sobre as propriedades nutricionais e sensoriais são mais amenas, com estas temperaturas, porém, conseguimos atingir menores tempos de conservação.
Congelamento
Para o congelamento ser eficiente, necessitamos de temperaturas de
-18˚C ou inferiores. Existem microrganismos que ainda crescem a temperaturas de -10˚C o que acarreta um perigo para o congelamento mal monitorado. Sabemos, porém que sob temperatura de -18˚C ou menores ocorre a inibição total de microrganismos.
Trabalho
Emprego do frio na conservação dos