RISCOS OCUPACIONAIS NA INDUSTRIA DE ALIMENTOS
1. Introdução
A indústria alimentícia é o conjunto de atividades industriais em que se preparam, normalmente em quantidades que devem ser comercializadas, alimentos ou ingredientes para a preparação de alimentos. Podem considerar parte da indústria de alimentos, também a sua comercialização, por exemplo, supermercados ou companhias de entrega de alimentos.
Podemos destacar vários tipos de industrias de alimentos, aquelas que preparam alimentos frescos (abatedouros e empresas que selecionam e embalam vegetais e frutas), industrias de conservas (aquelas que transforam alimentos frescos em produtos com maior tempo de validade), aquelas que produzem produtos usados no preparo de alimentos (sal de cozinha e outros temperos), e também as que produzem alimentos congelados prontos para o consumo.
Um dos aspetos em comum entre todos esses ramos é a necessidade de cuidado extremo com a higiene, uma vez que estes produtos podem ter efeito direto na saúde dos consumidores.
2. Riscos ocupacionais.
Os riscos ocupacionais estão associados a causas de natureza humana (comportamentos individuais e metodologias no desenvolvimento dos trabalhos), de natureza técnica (ambiente de trabalho, equipamentos, ferramentas, máquinas e materiais) ou ainda causas exteriores ao trabalho (condições climatéricas adversas ou outras provocadas por terceiros). Os riscos ocupacionais surgem muitas vezes associados a riscos de acidentes industriais e de impactos ambientais.
Um mapa de risco contem uma representação gráfica dos riscos à saúde identificados em cada um dos diversos locais de trabalho de uma empresa. Tem o objetivo de reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa e possibilitar a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, a fim de estimular a prevenção.
Grupo
Riscos
Cor de Identificação
Descrição
1
Físicos
█ Verde
Ruído, calor, frio,