Trabalho com Horário Flexível
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O tema “horários flexíveis de trabalho” objetiva a compreensão e contextualização dos assuntos tratados nas disciplinas do primeiro semestre do curso Recursos Humanos. Irá tratar das vantagens e desvantagens da contratação com autonomia de horário; a nova era em que vivemos: Pós industrial; os elementos de um grupo, a diferença de grupo e equipe, como se formam os grupos formais e informais; Sociedade da Informação, suas principais características; Tecnologia da Informação e seus benefícios.
Muitas vezes a flexibilidade de horário pode se transformar em grande vilã da qualidade de vida. O horário flexível tem dois lados: pode resultar em mais tempo em casa com a família ou pode também fazer com o que o profissional acabe trabalhando mais. Isso ocorre quando o gestor estabelece um horário flexível para o profissional e muitas vezes ele também se sente à vontade para procurá-lo a qualquer hora do dia ou da noite. As novas tecnologias colaboram para que as pessoas estejam conectadas ao trabalho 24 horas por dia.
2 DESENVOLVIMENTO
A legislação trabalhista não dispõe de nenhum dispositivo que disciplina a jornada de trabalho flexível, somente estabelece que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais. A jornada flexível é resultado de flexibilização da relação capital e trabalho através da parceria entre empregador e empregado que nos dias atuais está cada vez mais freqüente.
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. E as organizações, por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho absorve considerável tempo de vida e de esforço das pessoas que dele dependem para sua subsistência