trabalho de horario flexivel
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A Era da Informação tem proporcionado mudanças cada vez mais rápidas em todo contexto organizacional. Em termos de gestão de pessoas, a tecnologia está viabilizando maior flexibilidade aos colaboradores, o que tem feito algumas empresas adotarem a jornada flexível de trabalho. Essa estratégia está ganhando adeptos em todo o mundo. A jornada de trabalho flexível, se bem implantada, pode ser benéfica tanto para o colaborador quanto para a organização. Acordar às 7h, começar a trabalhar às 8h, sair para o almoço às 12h, voltar às 13h e ir embora do trabalho às 18h. Esses horários são apenas um exemplo do quotidiano de quem é obrigado a "bater cartão" e acontece com a maioria dos profissionais que têm horários fixos para trabalhar.
O presente texto diz respeito à jornada de trabalho flexível, serão apontadas as vantagens e desvantagens para a empresa e trabalhador, ao adotarem tal jornada. Serão discorridos sobre alguns assuntos como tecnologia e sociedade da informação, como os indivíduos lidam com essa realidade e como ambas podem influenciar na tomada de decisão das empresas em deixar ou não seus colaboradores exercer suas atividades da empresa em casa.
Desenvolvimento
1. ECONOMIA E MODELOS DE GESTÃO
Atualmente grande parte das empresas brasileiras estão oferecendo aos seus funcionários flexibilidade no trabalho. Este ato consiste em estipular um horário fixo onde os funcionários devem estar na empresa, o restante da carga horária o colaborador poderá cumprir em outro momento (antes ou depois do horário estipulado) ou então em outro dia. Desde que a carga horária mensal seja seguida.
Grande parte das empresas estão descobrindo que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos