TRABALHO CARBONITRETAÇÃO
Conceito
Tratamento termoquímico em que se promove o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio. Utiliza-se para peças que necessitem de alta dureza superficial, alta resistência à fadiga de contato e submetidas a cargas superficiais moderadas.
Método de obtenção
A carbonitretação ocorre em temperaturas entre 800°C e 880°C e as profundidades de carbonitretação ficam entre 0,05 e 0,60 mm, na maioria dos casos e isto acontece em funcão da temperatura e do tempo do tratamento térmico. Após o resfriamento brusco, as peças carbonitretadas são revenidas. Nos aços não ligados, isto normalmente é feito entre 150°C e 180°C e com aços ligados entre 160°C e 200oe°c.
Objetivo
É normalmente feita em peças pequenas que requerem resistência à fadiga e dureza superficial elevadas.
Profundidade de penetração do tratamento + Dureza obtidas
As profundidades de carbonitretação obtidas geralmente ficam entre 0,06 e 0,60 mm; isto depende da temperatura e do tempo de tratamento: quanto maior a temperatura menor será a absorção do nitrogênio. Realizam-se a carbonitretação na faixa de temperatura superior quando a dureza da camada de difusão possui grande importância; e na faixa de temperatura inferior, quando se deseja obter um acúmulo maior de nitrogênio na superfície, aumentando a resistência ao desgaste.
Nitretação
Conceito
O processo de nitretação é um processo que a exemplo da cementação também altera a composição de uma camada superficial do aço. Entretanto, ao contrário da cementação, a camada nitretada não necessita ser temperada, tendo em vista que os nitretos que se formam já possuem dureza elevada.
Método de Obtenção
A nitretação é feita na faixa de temperatura entre 500° e 600° C, diminuindo a possibilidade de empenamentos por transformação de fase.
Objetivo
Aumenta a vida útil de peças e componentes, promover camada superficial endurecida, diminuir desgaste de peças e melhorar o coeficiente de atrito.