TRATAMENTOS TERMOQUIMICOS CARBONITRETAÇÃO E BORETAÇÃO

1405 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

Peças como engrenagens, ferramentas de corte, pinhões, rolamentos e muitas outras peças são submetidas a esforços diários, para aguentar esse esforço todo, essas peças precisam passar por um tratamento térmico especial, o tratamento termoquímico. Esse tipo de tratamento muda a composição química do aço melhorando as propriedades superficiais da peça tratada, aumentado a dureza e a resistência ao desgaste na superfície mantendo o núcleo dúctil e tenaz.
Os processos utilizados são:


Cementação: introdução de carbono;



Nitretação: adição de nitrogênio no aço;



Cianetação: introdução de carbono e nitrogênio;



Carbonitretação: introdução de carbono e nitrogênio;



Boretação: adição de boro;

Neste trabalho focaremos nos processos de carbonitretação e boretação.

2 CARBONITRETAÇÃO

3.1 OBJETIVO

A carbonitretação também chamada de cianetação a gás e nitrocarbonetação é um processo termoquímico em que se promove o enriquecimento superficial simultâneo com carbono e nitrogênio que tem como objetivo formar uma camada dura e resistente ao desgaste, geralmente com espessuras entre 0,07 mm a 0,7 mm
A peça carbonitretada apresenta, após o processo, uma superfície dura e resistente ao desgaste aliada a um núcleo mole e dúctil.

3.2 METODOLOGIA

O processo da carbonitretação acontece em três etapas: na primeira há fornecimento de gás endotérmico, o qual resulta em condições favoráveis para as duas etapas seguintes; na segunda há fornecimento de gás propano, como fonte de carbono, e na terceira, amônia como fonte de nitrogênio. Sendo o processo seguido de têmpera.
A carbonitretação é levada a temperaturas geralmente entre 705ºC e 900ºC.
Temperaturas mais baixas, como 705ºC oferecem risco de explosão e oferecem como consequência camadas superficiais ricas em nitrogênio e frágeis, e núcleos de baixa dureza, o que é inconveniente para a maior parte das aplicações.
Nitrocarbonetação ferrítica é um

Relacionados