tratamento tecnico
Engenharia Mecânica
Disciplina: Tratamento Térmico
Professor: Cláudio Gonçalves
Resenha – Visita técnica
Aluno: Glaydson Costa Cunha
Betim, 12 de junho de 2015.
No dia 29 de maio de 2015 foi realizada uma visita técnica, com os alunos do 7º período de engenharia mecânica da Faculdade Pitágoras Unidade Betim, a visita foi à empresa CombustoL, localizada na Avenida Sócrates Mariani Bitencurt na Cidade de Contagem-MG.
Objetivo
O principal objetivo foi à visualização do processo de aquecer e resfriar um aço, visando modificar as sua propriedades, ou seja, a familiarização dos alunos ao processo de TRATAMENTO TÉRMICO.
Assim, uma grande referencia do aprendizado foi ver a aplicação pratica do conteúdo exposto em sala de aula. Deste modo, se percebeu de forma mais clara o conteúdo, vez que os tratamentos térmicos são um conjunto de operações que têm por objetivo modificar as propriedades dos aços e de outros materiais através de um conjunto de operações que incluem o aquecimento e o resfriamento em condições controladas. Desta maneira conseguimos obter uma variada gama de propriedades que permitem que tenhamos materiais mais adequados para cada aplicação, sem que com isto os custos sejam muito aumentados. Como o aço é o material mais comumente utilizado em engenharia todo o enfoque dado aqui residirá sobre este tipo de material, embora os tratamentos térmicos aqui descritos possam ser aplicados a outros tipos.
Os aços-ferramenta têm importante participação no mercado mundial de aços. São usados na indústria metal-mecânica como ferramentas de corte, moldes, punções, matrizes, etc. Devido ao uso de grande responsabilidade, é importante discutir a relação entre microestrutura e propriedades mecânicas, porque é uma prática comum na indústria especificar os tratamentos térmicos com base principalmente na dureza final do material, sem considerar que para um mesmo valor de dureza um aço-ferramenta pode