Técnico de radioterapia
TÉCNICO DE RADIOTERAPIA | | 1. -------------------------------------------------
Natureza do trabalho
O técnico de radioterapia desenvolve actividades terapêuticas, essencialmente na área da oncologia, sendo a sua principal actividade a administração de radiações ionizantes, através de aparelhos próprios, em partes específicas do corpo de pessoas doentes - sobretudo com cancro - de forma a destruir as células malignas nele existentes. São profissionais com autonomia técnica no planeamento, na definição, na execução e na avaliação dos programas de tratamento. Alguns destes técnicos participam também em programas de prevenção, de promoção e de educação para a saúde, maioritariamente no domínio da oncologia. Também podem exercer a sua actividade nas áreas da investigação e do ensino.
De um modo geral, a sua intervenção junto de cada doente inicia-se com a definição e planeamento do tratamento a efectuar. Este estudo, feito sob coordenação de um médico radioterapeuta e de um físico (inseridos numa equipa multi e interdisciplinar), é baseado em exames de diagnóstico - como a ressonância magnética e a tomografia axial computadorizada (TAC) - que permitem identificar a localização do cancro e reconhecer a sua natureza. Com os dados obtidos, são realizados cálculos físicos e matemáticos que permitem determinar, por um lado, a estrutura anatómica do doente e da(s) zona(s) a radiar e, por outro, definir o tempo de exposição às radiações e respectivas doses.
Como as radiações são nocivas para a saúde - matam tanto as células saudáveis como as malignas - estes parâmetros são definidos com elevado rigor técnico e respeitados criteriosamente em todas as sessões de tratamento, de modo a que apenas o tumor seja erradicado, poupando-se o mais possível os tecidos circundantes. Finda esta fase, cabe a estes técnicos reunir com o doente (e respectivos familiares, sempre que haja necessidade), no sentido de