Preco de venda
Despesas Fixas: são as despesas realizadas pela empresa, independentemente do volume de vendas, tais como: aluguel, salários e encargos, água, luz, telefone, manutenção, depreciação, contador, pró-labore, etc.
Despesas Variáveis: são as despesas realizadas e que dependem do volume de vendas, tais como: impostos sobre vendas (ICMS, PIS, Cofins, IR, Contribuição Social, ou Simples), comissões sobre vendas, etc.
Custo de Aquisição: trata-se do custo de aquisição das mercadorias destinadas à venda, deduzindo-se o valor do ICMS, que será compensado com o valor do ICMS da venda. OBS: Caso a empresa tenha a sua atuação no Estado de São Paulo e tenha optado pelo Simples Paulista, o ICMS da compra não é deduzido, pois a alíquota do Simples Paulista já contempla esse crédito.
Lucro Desejável: representa a remuneração do capital investido na empresa. Normalmente, é calculado com percentual superior às aplicações financeiras disponíveis no mercado de baixo risco. Assim, como todo negócio envolve riscos deve-se esperar uma taxa de retorno maior.
Para o cálculo do preço de venda através de fórmulas, este percentual sobre o investimento é convertido em um percentual sobre o faturamento.
Margem de