preço de venda
Estabelecer o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas decisões a serem implantadas na empresa. A resposta a simples questão “Por quanto devem ser vendidas as mercadorias/produtos/serviços?” pode representar o sucesso, a rentabilidade, a competitividade ou não da empresa, e ,conseqüentemente, sua existência ou não.
Santos (1995, p.4) diz que:
Podese
afirmar que, a fixação de preços de venda dos produtos e serviços é uma questão que afeta diariamente a vida de uma empresa, independentemente de seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de sua atuação. Esta dificuldade de formar preço de venda pode atingir toda uma cadeia produtiva, desde o fornecedor da matériaprima, passando pelo fabricante, distribuidores, varejistas até o consumidor final.
Assim sendo, inúmeros são os fatores que influenciam a determinação do preço de venda, tais como, mercado, custos, concorrência entre outros. Partindo de tais fatores surgem alguns modelos para determinação de preço de venda,
Robbins (1978, p. 71 apud SANTOS ,1995, p. 18) diz que “um modelo é, por definição, uma abstração da realidade. É uma representação simplificada de algum fenômeno do mundo real.” Santos (1995, p. 47) prossegue dizendo que “um modelo de decisão de Preço de venda deve ter por finalidade primordial auxiliar o decisor a encontrar a melhor alternativa de preço dada uma situação decisória, tanto na determinação de um preço especifico, como no estabelecimento de políticas e estratégias de preços.”
Seguindo tal linha de pensamento, podese enumerar alguns modelos de decisão de preço de venda que podem auxiliar o decisor na tomada de decisão:
Ø Os modelos de decisão de preço de venda orientados pela Teoria Econômica;
Ø Os modelos de decisão de preço de venda orientados pelo Mercado;
Ø Os modelos de decisão de preço de venda orientados pelos Custos.
Souza (2001 apud BRAGA 2006, p. 9), diz que em uma pesquisa feita, ficou demonstrado que,