Artigo M Todo De Previs O
Bruno Mourão (UFF) bmm_uff@yahoo.com.br Carlos Reis de Souza Junior (UFF) carlosreis@superig.com.br Gláucia Borsato (UFF) gborsato@gmail.com Gustavo Calegaro de Andrade (UFF) gustavocalegaro@hotmail.com Orientador: Prof Dr Osvaldo Luis Gonçalves Quelhas (UFF)
quelhas@latec.uff.br
Resumo:
O artigo apresenta a função P.C.P. inserida no mercado de combustível, baseado num estudo de caso em uma empresa multinacional do ramo, com a introdução de técnicas matemáticas e estatísticas de previsão de demanda com o propósito de possibilitar uma correta tomada de decisão sobre questões mercadológicas.
Palavras-chaves: Previsão de Demanda; P.C.P.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Considerações Iniciais
Em virtude da globalização e das inovações tecnológicas no universo das organizações, há a necessidade de se alcançar um maior número de mercado, tanto na busca de insumos como nas vendas de seus produtos, priorizando a redução de custos fixos com aumento da produção.
Neste contexto, as empresas necessitam adaptar seus sistemas produtivos, através do
Planejamento e Controle da Produção para a melhoria contínua da produtividade, através de um processo flexível, um rigoroso controle de qualidade, para atender as necessidades do mercado e a satisfação dos clientes.
Dessa forma, o P.C.P. (Planejamento e Controle da Produção) engloba inúmeros processos. Portanto neste artigo são estudados os relacionados à Previsão de Demanda.
O objeto de estudo escolhido foi uma empresa multinacional com participações nos mais importantes mercados do mundo, localizadas em países estratégicos, possuidora de um elevado mix de produtos e uma forte política de marketing.
1
O ramo de negócios escolhidos foi o de combustível devido ao fato da crescente participação deste na economia mundial, os avanços de inovações e tecnologias no setor e, também, pelo apelo de questões ambientais em voga nos dias atuais.
1.2. Situação Problema
O artigo tem como finalidade com o