Tratamento Termoquimico
Carbonitretação
A carbonitretação é um processo de tratamento térmico onde se utiliza em camadas de pequenas a médias profundidades (Eht). Além de carbono recebe nitrogênio na camada. Este processo é utilizado em aços não ligados ou de baixo carbono. Em alguns casos de aços com maior porcentagem de manganês a risco da formação de austenita retida.
A cabonitretação ocorre em temperaturas entre 800°C e 880°C e as profundidades de carbonitretação ficam entre 0,05 e 0,60 mm, na maioria dos casos e isto acontece em função da temperatura e do tempo do tratamento térmico.
Após o resfriamento brusco, as peças carbonitretadas são revenidas. Nos aços não ligados, isto normalmente é feito entre 150°C e 180°C e com aços ligados entre 160°C e 200oe°C. A resistência ao desgaste e as características funcionais sob condições desfavoráveis da camada superficial enriquecida em nitrogênio são melhores e a resistência após revenimento é maior do que é possível obter com a cementação convencional. Quanto maior o teor de nitrogênio da camada cementada, maior poderá ser a temperatura de revenimento escolhida.
A carbonitretação ocorre em etapas em que é fornecido o gás endotérmico, a qual propícia para as outras etapas o fornecimento de gás GLP, como fonte de carbono, e na terceira, e o nitrogênio e em seguida o choque térmico (têmpera).
A carbonitretação é normalmente feita em peças pequenas que requerem resistência à fadiga e dureza superficial elevadas.
Revenimento
Revenimento é aplicado nos aços para corrigir a tenacidade e a dureza excessiva, conseguindo o aumento da tenacidade dos aços.
Revenimento é o reaquecimento das peças temperadas, a temperaturas abaixo da linha inferior de transformação do aço. Dependendo da temperatura resulta em pequena ou grande transformação da estrutura martensítica.
Na faixa de 140°C e 200°C não há alterações expressivas num aço, a dureza cai para 58 a 60 RC dependendo da composição do aço. O revenimento,