diluição e mistura de soluções
É permitido:
5:1 Tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol.
5.2 Mover-se com posse de bola dentro da área de gol, sem estar sujeito às restrições aplicadas aos jogadores de quadra (Regras 7:2-4; 7:7). No entanto, o goleiro não tem permissão de atrasar a execução do tiro de meta (Regras 6:4-5, 12:2 e 15:5b).
5:3 Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo; ao fazê-lo, o goleiro se sujeitará às mesmas regras aplicadas aos jogadores na área de jogo (exceto na situação descrita na Regra 8:5 Comentário, 2° parágrafo)
Considera-se que o goleiro está fora da área de gol tão logo qualquer parte de seu corpo toque o solo pelo lado de fora da linha da área de gol.
5:4 Sair da área de gol com a bola, e jogá-la de novo na área de jogo, se ele não tiver o completo controle da mesma.
Não é permitido:
5:5 Colocar em perigo o adversário em qualquer tentativa defensiva (8:3, 8:5, 8:5, Comentário, 13:1b).
5:6 Sair da área de gol com a bola controlada; isto implica um tiro livre (de acordo com as Regras 6:1, 13:1a e 15:7, 3º parágrafo), se os árbitros já haviam apitado para a execução do tiro de meta. Em outros casos, simplesmente se repete o tiro de meta (15:7, 2º parágrafo). (Ver, no entanto, a interpretação da vantagem na Regra 15:7, quando o goleiro está para perder a bola fora da linha da área de gol depois de ter cruzado a dita linha com a bola em suas mãos).
5:7 Tocar a bola que está parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol, estando ele dentro da mesma (6:1, 13:1a).
5:8 Levar a bola para dentro da área de gol quando ela estiver parada ou rolando no solo do lado de fora da área de gol (6:1, 13:1a).
5.9 Reentrar na área de gol vindo da área de jogo com posse de bola, (6:1, 13:1a).
5:10 Tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho quando ela estiver movendo-se para fora em direção da área de jogo