Relat rio Prepara o Dilui o e Mistura de Solu es
ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE
2ª PARTE:
PREPARAÇÃO, DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Flávia Cristina Venâncio
Iguatama-MG
2013
Flávia Cristina Venâncio
2ª PARTE:
PREPARAÇÃO, DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Relatório apresentado à disciplina Química da Escola Superior em Meio Ambiente, como parte das exigências do Curso de Graduação em Biomedicina, para obtenção do título de “Bacharel’’.
Orientador: Prof º. Geraldo Rodrigues
Iguatama-MG
10/06/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVOS 5
MATERIAIS 6
SOLUÇÕES E REAGENTES. 6
MÉTODO (TÉCNICA OPERATÓRIA) 7
RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
2.
3. PREPARAÇÃO
4. Uma solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias que podem ser iônicas ou molares. A substância em maior quantidade é o solvente. As outras substâncias são chamadas de soluto.
5. A preparação de soluções requer alguns cuidados. Estes estão diretamente realicionados com a solubilidade limitada da maioria das substâncias, a mudança de volume da mistura e a alteração da temperatura da mistura. É conveniente consultar tabelas com dados de solubilidade. Evita-se assim o inconveniente de obter “soluções” turvas ou com duas fases devido à adição não adequada da quantidade de soluto. (INFOPÉDIA, 2013).
6.
7.
8. DILUIÇÃO
9.
10. Diluir uma solução consiste em diminuir a sua concentração, por retirada de soluto ou adição de solvente puro. Experimentalmente, esse último processo é o mais utilizado. Assim a concentração da solução após a diluição (solução final) será sempre menor que a concentração da solução antes da diluição (solução inicial), porque o aumento da massa de solvente leva ao aumento do volume da solução, permanecendo constante a quantidade de soluto. (MUNDO ALUB, 2013).
11.
12. MISTURA
13. A adição pura e simples de uma solução a outra é denominada mistura de soluções. Quando misturamos duas