TRABALHO BIOPOL MEROS
BIOPOLÍMEROS
2014
SUMÁRIO
1. BIOPOLÍMEROS............................................................................... 3
2. MATÉRIA-PRIMA.............................................................................. 3
3. PROPRIEDADES DOS BIOPOLÍMEROS......................................... 4
1. BIOPOLÍMEROS
Os biopolímeros são materiais poliméricos classificados estruturalmente como polissacarídeos, poliésteres ou poliamidas. A matéria-prima principal para a sua manufatura é uma fonte de carbono renovável, geralmente um carboidrato derivado de plantios comerciais de larga escala. Atualmente há considerável interesse em polissacarídeos obtidos pela ação de microorganismos. Estes polissacarídeos, conhecidos como biopolímeros, são obtidos por processo fermentativos. (SHEPHERD, R.; ROCKEY, J.; SUTHERLAND, I.W.; ROLLER, S. et al.,1995.).
Biopolímeros são polímeros produzidos por organismos vivos. Uma vez que eles são polímeros, contêm unidades monoméricas que estão covalentemente ligadas para formar estruturas maiores. Há três classes principais de biopolímeros com base nas unidades monoméricas diferentes e da estrutura do biopolímero formado: polinucleótidos, que são polímeros longos compostos por 13 ou mais monómeros de nucleótidos; polipéptidios, que são polímeros curtos de aminoácidos, e polissacáridios, que são frequentemente lineares e ligados a estruturas de hidratos de carbono poliméricos.
Uma diferença importante, mas definitiva, entre biopolímeros e outros polímeros pode ser encontrada nas suas estruturas. Todos os polímeros são feitos de unidades repetitivas chamadas monômeros. O polímeros sintéticos têm estruturas mais muito mais simples e mais aleatórias. (SAAD, F. 2012)
2. MATÉRIA PRIMA
Pode-se considerar o petróleo como uma das fontes principais de matéria-prima para os polímeros, porém com o aumento do seu preço devido aos conflitos geopolíticos no Oriente Médio (principal região