Polímeros
O desenvolvimento dos polímeros foi de grande importância para indústria, trazendo melhorias para todas as áreas. Sua produção em grande escala, propiciou a substituição de alguns materiais por polímeros com propriedades similares ou melhores.
Uma grande preocupação que é levantada acerca dos polímeros é o seu descarte após o seu uso, mas como se pode acompanhar neste trabalho existe já um grande avanço na reciclagem destes materiais.
A EMPRESA
A Reconta Indústria de Plásticos Ltda, foi fundada em 1985 é uma empresa atuante na área de produção de mangueiras para uso elétrico e hidráulico feitas em polietileno que é um tipo de polímero que possui as propriedades necessárias para o funcionamento correto desses produtos, seus produtos são comercializados principalmente dentro do estado de Minas Gerais.
EXTRUSÃO DE MANGUEIRA
O processo de extrusão de mangueiras se inicia com o aquecimento do polietileno recuperado no aglutinador que é uma maquina simples que consiste em apenas um motor elétrico, quatro lâminas ligadas por um cubo no eixo do motor e um tubo, o material é aquecido através do atrito entre as lâminas e o polietileno, apesar da simplicidade do processo a temperatura se eleva bastante chegando quase a fusão do polímero. Após o aquecimento o material é levado ao funil da extrusora por onde desce chegando a uma rosca sem fim que o transporta pelo canhão da máquina nesse canhão existem varias resistências elétricas que aquecem ainda mais o polietileno fazendo com que ele fique “pastoso”, no final desse canhão se encontra um cabeçote que faz com que o material forme um tubo, uma mangueira nesse cabeçote leva ar para manter o material com a forma de um tubo, ao sair do cabeçote o material já com a forma de mangueira passa por uma banheira de resfriamento puxado por duas esteiras que giram em sentidos o opostos e a mangueira passa por entre as duas já no final do processo a mangueira é enrolada