trabalho berti
Curso de Publicidade e Propaganda
Bruna Ramires Ianhes
Tipologia e gêneros textuais
TRÊS LAGOAS
2015
Conceito tipologia e gêneros textuais
A tipologia textual diz respeito à forma como um determinado texto é apresentado. O aspeto tipológico de um texto diz respeito ao propósito com o qual o texto foi escrito. Assim, as diferentes tipologias textuais são: narração, dissertação, descrição, informação e injunção.
Já um gênero textual é um exemplo mais específico de uma modalidade discursiva, que tem em si mesmo um aspeto tipológico. Anúncios, crônicas, editoriais, instruções de uso, fábulas, cartas, são apenas alguns exemplos de gêneros textuais.
Exemplos e características de textos jornalísticos e publicitários (gênero e tipologia predominante):
Jornal
Notícia – é um gênero textual narrativo/descritivo, e o objetivo desse texto é informar algo que aconteceu.
Carta do leitor – é um gênero textual argumentativo/dissertativo. As cartas se iniciam com a data, em seguida vem a saudação, o corpo da carta e para finalizar a despedida. E serve para o leitor dar sua opinião sobre determinado assunto.
Editorial – é um gênero textual dissertativo/argumentativo que expressa o posicionamento da empresa sobre determinado assunto, sem a obrigação da presença da objetividade.
História em quadrinhos – é um gênero narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.
Resenha Crítica – é um gênero textual dissertativo/argumentativo, onde além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos.
Charge – é um gênero textual narrativo onde se faz uma espécie de ilustração cômica, através de caricaturas, com o objetivo de realizar uma crítica ou comentário sobre algum acontecimento atual, em sua grande maioria.
Crônica – é um gênero textual narrativo. A crônica é,