Monop lio
O mercado monopolista tem caráter totalmente oposta à concorrência perfeita, oferece somente um produto que atenda a todos, sem que haja outro para concorrer. Obrigatoriamente todos os clientes dependem dessa empresa, para comprar, pois não há quem concorra com ela. Ou seja, as pessoas não têm opção de escolha, por não haver n um produto compatível para disputar espaço de mercado. Ou o consumidor adquire o produto da empresa monopolista ou ele fica sem aderir o mesmo. Segundo Vasconcellos:
O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente oposta às da concorrência perfeita. Nele existe um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro lado. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Neste caso, ou os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixaram de consumir o produto. (VASCONCELLOS, GARCIA, 2014, p.94).
Neste sentido a empresa Conexão não faz parte desse tipo de mercado, por se tratar de uma empresa em que oferece a prestação de serviços (outsourcing de impressão). Ela trabalha em um nicho de mercado onde existe concorrência, sendo assim precisa utilizar ferramentas para se manter ativa no ramo em que atua.
Oligopólio
Diferente do monopólio o oligopólio refere-se a algumas empresas que dominam a oferta de mercado. Sendo assim entende-se que essas empresas, ao mesmo tempo em que se constitui de forma solida, elas possuem um padrão na oferta que é combinado entre as mesmas. Por exemplo, as indústrias que fabricam bebidas são diversas, no entanto poucas se destacam, pelo fato de algumas delas se posicionarem estrategicamente a fim de se fortalecerem e se manterem no mercado. Ainda se podem citar as indústrias automobilísticas, que são poucas, porém concorrem umas com as outras de maneira que todas se destacam e se fortificam no mercado, por oferecer produtos atrativos ao consumidor final. E a