Monop lio
Definição:
É a situação de mercado na qual um único vendedor ou produtor oferece um serviço ou bem requerido pela demanda para cobrir as necessidades de dito setor. Para total eficácia do monopólio não deve existir nenhum tipo de produto alternativo ou substituto para o serviço ou bem que o monopolista oferece, e não deve haver a menor ameaça de que outro concorrente entre no mercado. Isto permite ao monopolista o controle de preços. Causas:
As causas da existência do monopólio são várias, algumas políticas, outras econômicas e outras técnicas. As principais causas são:
• Propriedades exclusivas de matérias primas ou técnicas de produção;
• Patente sobre o produto ou processo de produção;
• Licença governamental ou imposição de barreiras comerciais para excluir competidores, especialmente estrangeiros;
Vantagens e desvantagens: Os argumentos favoráveis aos monopólios concentram-se principalmente nas vantagens da produção em grande escala, como a elevação de rendimento propiciado pelas inovações tecnológicas e a redução dos custos. Também se afirma que os monopólios podem racionalizar as atividades econômicas, eliminar os excessos de capacidade e evitar a concorrência desleal. Outra das vantagens que lhes são atribuídas é a garantia de um determinado grau de segurança no futuro, o que torna possível o planejamento em longo prazo e introduz maior racionalidade nas decisões sobre investimentos.
Os argumentos contrários estão centrados no fato de que o monopólio, graças a seu poder sobre o mercado, prejudica o consumidor ao restringir a produção e a variedade, e ao obrigá-lo a pagar preços arbitrariamente fixados pelo monopolista. Também se assinala que a ausência de concorrência pode incidir negativamente sobre a redução dos custos e levar à subutilização dos recursos produtivos.
Correios – Monopólio Postal:
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
É uma empresa pública federal responsável pela execução do sistema de envio e entrega de