Minera em Minas Gerais e Goiás
“A arquitetura é a arte que dispõem e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.”
John Ruskin
SUMÁRIO
HISTORICO DE FORMAÇÃO MINAS GERAIS ___________________________________3
OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MINAS GERAIS__________________________4
ESPAÇOS EDIFICADOS EM MINAS GERAIS ____________________________________5
HISTORICO DE FORMAÇÃO DE GOIÁS________________________________________7
OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM GOIÁS__________________________________8
ESPAÇOS EDIFICADOS EM GOIÁS_____________________________________________9
CONCLUSÃO E BIBLIOGRAFIA______________________________________________12
Histórico de Minas Gerais
O estado de Minas Gerais começou a ser explorado por volta do sec. XVI quando os bandeirantes chegaram à região a procura de minério e pedras preciosas.
A primeira bandeira se fixou a margem de um ribeirão onde em 1696 foi fundado o primeiro arraial com nome de Arraial do Carmo em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, este arraial atraia multidões atrás da exploração do minério e em 1711 foi elevado a categoria de Vila.
Em 1743 a pedido do governo português houve a expansão da cidade que foi elaborada pelo arquiteto João Fernandes Pinto Alpoim e em 1745 foi elevada a categoria de cidade e recebeu o nome de Mariana em homenagem à rainha Maria Ana de Áustria, esposa de D. João V.
4
Ocupação de Minas Gerais
A ocupação de Minas Gerais se deu pela cidade de Mariana (Arraial do Carmo), esta é a primeira cidade de Minas Gerais e a única cidade colonial mineira com traçado planejado, o traçado é policêntrico pontilhado por igrejas e chafariz demostra o efeito cênico da estética barroca e da influencia