Arte Patrimônio Nacional E Patrimônio Internacional
Cidade Histórica de Ouro Preto
Bem cultural inscrito em 1980.
Localização: Minas Gerais.
Fundada no final do século XVII, a cidade de Ouro Preto foi o ponto de convergência dos mineradores de ouro e o centro da exploração de minas auríferas no Brasil do século XVIII. A cidade declinou com o esgotamento de suas minas a princípios do século XIX, todavia subsistem muitas igrejas, pontes e fontes que testemunham seu passado esplendor e o talento excepcional do escultor barroco Antonio Francisco Lisboa, “Aleijadinho”.
Santuário de Bom Jesus de Matosinhos
Bem cultural inscrito em 1985.
Localização: Congonhas do Campo Minas Gerais.
Construído na segunda metade do século XVII, este santuário está situado na cidade de Congonhas do Campo no Estado de Minas Gerais, perto de Belo Horizonte. Consta de uma igreja com uma suntuosa decoração interior ao estilo rococó italiano, uma escada ornada com estátuas de profetas e sete capelas de uma via cruzis com grupos escultóricos policromos de Aleijadinho, que são obras primas de uma arte barroca, expressiva e de grande originalidade.
Parque Nacional do Iguaçu
Bem natural inscrito em 1986.
Localização: Paraná.
Igual ao parque nacional argentino colindante de mesmo nome, o Parque Nacional do Iguaçu brasileiro permite admirar uma das maiores cascadas e impressionantes do mundo, que tem uma largura de mais de 2.700 metros. O parque abriga numerosas espécies raras de flora e fauna em perigo de extinção como a nutria e o oso hormiguero gigantes. As nuvens de bruma das cascadas propiciam o desenvolvimento de uma vegetação exuberante.
Centro Histórico de São Luís.
Bem cultural inscrito em 1997.
Localização: Maranhão.
Fundada pelos franceses e ocupada pelos holandeses antes de cair sob a dominação dos portugueses, esta histórica cidade tem conservado seu centro histórico do século XVII, caracterizado pelo traçado retangular de suas ruas. Devido a seu estancamento econômico a princípios do século XX, São Luis tem