exploraçao do ouro
Podemos dizer que o primeiro local de extração de ouro no Brasil foi a capitânia de São Vicente desde o final do século XVI, porém a extração era escassa. A extração de ouro no Brasil se firmou no século XVII nas regiões de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, tendo assim uma grande migração de pessoas para estes locais em busca de emprego no garimpo.
Em Minas Gerais temos um histórico muito forte quanto à exploração mineral, tanto que o nome do estado é relacionado à mineração. Minas detém hoje 44,05% da mineração brasileira, sendo que, além da extração de ouro, minera também ferro, diamante, fosfato, zinco, alumínio, calcário e rochas ornamentais.
Hoje em dia a maior mina em operação está em Paracatu e infelizmente é controlada por uma empresa canadense e tudo que lá é produzido é exportado.
Embora todo o ouro que se explora nesta região não fique em território brasileiro as cidades próximas da mina estão prosperando rapidamente e o que vemos nestas cidades são prédios luxuosos, hipermercados e até faculdades e muitos carros novos nas ruas pequenas.
O local está se tornando muito melhor para viver embora ainda uma grande parte da população seja considerada muito pobre.
A empresa Canadense que investe no ouro brasileiro acredita que melhorando a cidade onde se encontra a mina de ouro melhora também o nível cultural podendo formar assim profissionais competentes para trabalhar na empresa.
Muito ainda precisa ser feito principalmente para preservar o meio ambiente e uma melhor distribuição de renda.
Muitas outras empresas estrangeiras estão implantando suas empresas de mineração em cidades do Maranhão e outros estados